Brincar, sorrir e ainda por cima, fazer exercícios é essencial para manter o corpo e a mente saudável. Então vamos ensinar os pequenos com brincadeiras que marcaram sua infância? Além da diversão, irá aumentar o vínculo entre vocês.

Confira abaixo algumas dicas de brincadeiras:

Jogo da Memória

Desperta a concentração e atenção da criança: espalhe as cartas sobre a mesa com os desenhos virados para baixo. As crianças deverão abrir duas cartas. Se elas formarem um par, são retiradas do jogo e vale um ponto, caso contrário elas são viradas novamente e podem ser reviradas em outra jogada.

Caça ao tesouro

Aumenta o esforço físico e estimula o raciocínio: você precisa esconder um objeto da criança. Crie pistas, mesmo que seja num papel, cartolina ou somente ao falar. O seu filho irá pensar e tentar adivinhar. Mas não pode ficar parado, tem que procurar pela casa toda o tesouro perdido.

Brincar dentro da barraca

Cria um mundo imaginário para a criança: basta montar uma barraca e convidar a família/amigos para entrar. As crianças podem pintar, desenhar, realizar leituras ou até mesmo comer um lanchinho gostoso dentro dela.

Gato mia

Desenvolve a atenção e audição: ideal para ser feita dentro de casa. Em um lugar fechado, com as luzes apagadas. Uma criança deve ficar de olhos vendados e procurar as outras. Quando encostar em alguém, deve falar: "Mia, gato". Quem foi pego deve "miar" para a pessoa tentar adivinhar quem é. Se acertar, quem miou vira o próximo pegador.

Com essas dicas é difícil deixar os filhos entediados e desanimados. Bora brincar?

10 Comentários

Últimos posts